TCU é destaque entre EFS da América Latina em disponibilidade de informação aos cidadãos
O Tribunal de Contas da União (TCU) ficou com o segundo melhor Índice de Disponibilidade de Informação à Cidadania (Idigi) dentre 23 países membros da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs). A pesquisa foi realizada pela Comissão Técnica de Práticas de Boa Governança (CTBG) da organização, em todos os países membros do bloco, nos portais das entidades fiscalizadoras superiores (EFS).
Para essa análise – que avaliou a situação em 2017 –, foi criado o Índice de Disponibilidade de Informação à Cidadania (Idigi) que classificou os resultados em “ótimo”, “bom”, “médio” e “baixo”. O TCU recebeu a classificação “bom”, ficando apenas atrás do México. A medição de 2017 revelou que as EFS se encontravam em um estágio “médio” de disponibilidade de informação aos cidadãos.
A metodologia do estudo se baseou resumidamente na disponibilidade de informação no portal institucional das instituições; na facilidade de acesso à informação; na clareza e na coerência da informação disponibilizada e nas inovações na apresentação e nas formas de disponibilizar a informação. Conheça os detalhes da pesquisa (conteúdo em espanhol).
Fonte: TCU
Por: Sabatti Advogados
Publicado em: 3 de novembro de 2020
Compartilhar:
voltar