Em sessão da 1ª Câmara Especial do último dia 15, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) considerou regulares, com ressalvas, as contas de gestão, referentes ao exercício de 2014, do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Ivo da Silva Lech. A decisão não é definitiva, cabendo recursos ao Tribunal a partir da publicação no Diário Eletrônico do TCE-RS.

Acolhendo o voto do relator do processo, conselheiro-substituto Cesar Santolim, o Tribunal decidiu que o ex-gestor do Legislativo deverá ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 106.018,18, referente ao pagamento por serviços não prestados integralmente ou diferentes do contratado com empresa de segurança. Além disso, ele deverá pagar multa de R$ 1 mil, por inobservância às normas constitucionais e legais reguladoras da gestão administrativa.

Na mesma decisão, o TCE-RS advertiu o atual presidente da Câmara para que promova o saneamento das falhas apontadas no relatório e voto, que deverão ser necessariamente objeto de verificação em futura auditoria. O Controle Interno do Município também foi objeto de advertência, para que seja realizada a emissão de relatórios que evidenciem a consistência dos controles, como prevê a Resolução TCE nº 962/2012, não se restringindo apenas ao exame da contabilidade e dos bens patrimoniais.

 

Fonte: TCE


Por: Sabatti Advogados

Publicado em: 3 de novembro de 2020

Compartilhar:

voltar

Notícias Recomendadas:

08/02/2023

Por: Livio Sabatti

Mantida indenização à família de trabalhador vítima de acidente em micro-ônibus em rodovia


24/1/2023 – A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o [...]

25/01/2023

Por: Livio Sabatti

Mãe que não convidou pai para o batizado do filho terá de indenizar


O juiz Fernando Curi, da 2ª Vara da Comarca de São Bento do Sul, decidiu [...]

12/12/2022

Por: Livio Sabatti

Código do Consumidor em relação empresarial exige vulnerabilidade


É possível admitir a incidência do Código de Defesa do Consumidor nas [...]